27 de dezembro de 2014

O MITO DE QUE DEUS SÓ FALA COM O LÍDER DA IGREJA

Esse é um assunto de que Deus somente fala com o líder da igreja é meio polêmico, principalmente quando se fala em Deus falar sobre diretriz para uma igreja local. Infelizmente esse discurso de que Deus só fala com o líder tem sido usado por alguns líderes da igreja, entre padres, papas, pastores e etc. Como já disse, mas comum de ouvirmos isso é na questão de como conduzir a igreja. Alguns líderes não aceitam que alguém venha a dar uma sugestão ou trazer um recado de Deus, mesmo que eles saibam que realmente é de Deus. 
Mas vamos ver porque é um mito, uma mentira essa história que Deus só fala com o líder:
Esse discurso até teria fundamento se estivéssemos no antigo testamento, pois naquela época o povo israelita era dirigido espiritualmente pelo sumo sacerdote, onde somente ele tinha acesso a um lugar do templo chamado de santo dos santos, que era onde ele ia levar as orações do povo até Deus e lá Deus respondia as orações. Lembrando que para eles irem do lugar santo ao santo dos santos era necessário passar pelo véu que separava os dois ambientes, que representava a separação de Deus com os homens.
Mas até nesse tempo a regra tinha uma exceção, que Deus falava com os profetas, e então eles eram os porta-voz de Deus para com o povo.
Porém, quando Jesus morreu na cruz o véu se rasgou de cima a baixo, a separação já não existe mais e a ligação foi refeita, por isso todos temos livre acesso a Deus, automaticamente Ele também fala mais abertamente conosco.
Na igreja católica se prega que o papa é o vicário, ou seja, o substituto de Jesus, sendo ele a única pessoa que recebe a direção de Deus de como conduzir a igreja (pessoas cristãs), o que contradiz totalmente o ensino bíblico. 
Em algumas igrejas evangélicas vemos seus pastores propagando a ideia de que Deus só dar uma direção a igreja falando primeiramente com eles, só por serem o líder, porém isso também é um ensino herético. A maioria das vezes é por medo de Deus usar alguém para revelar algum erro na vida do líder ou na forma de estar conduzindo a igreja e ai se esconde atrás desse ensinamento para que qualquer um que venha a ser usado por Deus para a correção dele venha a ficar desacreditado perante as demais pessoas.

Vemos na Bíblia que existe o dom de profecia (1ª Coríntios 12:10) que é onde Deus revela algo a alguém, inclusive podendo ser uma direção, mensagem, correção, elogia e etc. A Bíblia também nos diz que Deus dar o dom a quem ele quiser. (1ª Coríntios 12: 11)
Mas a prova mais contundente é quando Deus envia mensagem as 7 igrejas relatadas no livro de Apocalipse. Nesse momento o apóstolo João tinha sido arrebatado em espírito, onde Deus o levou ao céu e ali amostrou e falou muitas coisas a ele, e o mandou escrever tudo que viu e ouviu. Nesse tempo, Deus também lhe havia mandado escrever cartas para 7 igrejas da Ásia, então fica claro que Deus estava mandando uma mensagem, ou seja, falando com as igrejas, primeiramente endereçada ao anjo da igreja, que é uma forma de chamar o pastor da igreja local. 
Mas você pode está pensando: Então Deus falou a diretamente ao líder para que ele viesse a transmitir a mensagem a igreja. ERRADO!!!
Deus enviou as cartas as 7 igrejas, mas ai eu te pergunto. A quem Deus deu o conteúdo a ser enviado? A João.
Então o primeiro Deus falou a João para que o próprio joão viesse a transmitir o recado divino. 
Das 7 igrejas, somente em uma Deus falou diretamente com o pastor que a dirigia, que foi a igreja de Éfeso, já que o líder da igreja era o próprio apóstolo João. Nas outas seis igreja Deus usou um mensageiro, no caso João, a entregar a Sua mensagem ao líder. 
Nisso aprendemos  que Deus pode falar diretamente com o líder da igreja local, como também pode usar outra pessoa para entregar a Sua mensagem, seja ela do cunho que for. 
Afinal, Ele é o dono da igreja, o Cabeça. Usa quem quer, como quer e na hora que quer. Ele é onipotente. Haje do jeito que achar melhor. 

Escrito pelo pastor Luis Roldan.

22 de dezembro de 2014

PRA QUE COMEMORAR O NATAL?

De uns anos pra cá muito tem se falado sobre o natal, sobre ele ser uma festa pagã ou cristã. Isso tem crescido muito no meio evangélico, algumas informações conferem, já outras já entra no fanatismo e falta de bom senso, de analise e de saber de separar as coisas. 
Vamos analisar certos fatos:
1- Jesus nasceu dia 25 de dezembro?
Claro que não!, Nessa época do ano a região de Belém, em Israel, onde Jesus nasceu é inferno, chega a nevar. Então é impossível o céu estar aberto e limpo nessa época do ano, porém a Bíblia nos diz que os magos que foram reverenciar o nascimento de Jesus, foram guiados por uma estrela grande e brilhante. Isso quer dizer que não teria como eles avistarem e muito menos serem guiados pela estrela com o tempo ruim. Jesus nasceu em outro dia.
Mas fica uma pergunta. 
O que vale mais o fato do nascimento do Messias ou a data?

2- Por que dia 25 de dezembro?
Há o fato de nessa data era comemorado uma festa ao deus-sol, que foi substituída pelo natal. 

3- A árvore de natal tem uma origem pagã? e a guirlanda? 
Existe uma linha de pensamento e fatos que dizem que a árvore tem origem na adoração a Ninrode. A guirlanda também tem sobre ela também uns fatos que a ligam com paganismo.

Agora vamos separar as coisas.
Nós cristãos nos alegramos com o amor de Deus e a graça de Cristo no sacrifício da cruz, a morte de Jesus Cristo deu a humanidade o direito a perdão de pecados, direito a salvação, religação com o Pai, autoridade espiritual, livre acesso a Deus Pai e etc. Claro que isso para todo aquele que tem Jesus como seu Senhor e Salvador. 
Mas alguém aqui já viu uma pessoa morrer sem nascer?
O que quero dizer é que a morte de Cristo e sua ressurreição seria impossível sem o nascimento Dele. O próprio céu comemorou na terra o nascimento do Deus Filho como humano para cumprir o plano da salvação.
"E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse
(Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).
E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.
E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens." (Lucas 2:1 ao 14)


O que quero dizer é que ser a árvore e a guirlanda são pagãs, é simples. Não coloque na sua casa.
Como já foi dito, os magos foram reverenciar o nascimento de Jesus. Isso juntamente com a atitude de louvor dos anjos são comemorações pela encarnação do Deus Filho, se tornando exemplos para nós, para nos alegrarmos e festejar que Ele saiu da Sua glória e veio em forma de homem pagar pelos nossos pecados.
No nascimento de Jesus se cumprem promessas de Deus sobre o fato, exemplo de gênesis 3:15; Isaías 7: 14; Isaías 9: 1 ao 7; Miquéias 5:2. Temos que nos alegrar com o cumprimento da Palavra de Deus e da fidelidade do Senhor.
João 3:16 diz que Deus deu Seu único Filho por nós, devido o Seu amor para conosco. Isso começa no nascimento de Jesus. O amor e graça de Deus e de Jesus começam a serem mais manifestos exatamente a partir do nascimento de Jesus em nosso mundo. 
O plano da salvação da humanidade começa a se cumprir na gestação de Jesus, o segundo passo foi o nascimento de Jesus. Sem nascimento não teria mistérios, nem evangelho, nem milagres, nem morte vicária de Jesus, nem ressurreição, Espírito Santo conosco e muito menos salvação. 
A importância não está na data, e sim no valor do nascimento de Jesus. A data é errada? É! Mas não serei nem eu e nem você que mudaremos isso, vamos comemorar o ato de Jesus aceitar sair do céu, da Sua glória e se fazer homem para morrer no nosso lugar, isso é o amor de Deus. "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)  
A Bíblia nos diz algo muito interessante:
"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." (1ª Coríntios 10:31)
Então irmãos, comemorem sim o nascimento de Jesus, comemorem a vinda do Messias, comemorem o amor de Deus em ter dado Seu Filho e a graça de Jesus em ter aceitado vir. 
Muitas famílias só conseguem se reunir em 2 ocasiões, natal e velório. Então o natal se torna uma data melhor e mais feliz para a reunião da família, valorize a comunhão familiar. 
Valorize em família o que Deus fez por vocês.

Escrito pelo pastor Luis Roldan.