10 de julho de 2016

DIFERENÇA ENTRE PROFETA DO VELHO E NOVO TESTAMENTO E DOM DE PROFECIA

Existe muita diferença, muita confusão e falta de informação sobre ministério profético do velho testamento, ministério profético do novo testamento e pessoas com dom de profecia.
O profeta do velho testamento era alguém que naturalmente não tinha Bíblia, pois o cânon bíblico ainda não tinha sido fechado, a bíblia estava sendo formada. Este tipo de profeta era alguém que recebia uma capacitação divina para profetizar, ou seja, recebia uma mensagem de Deus, muitas das vezes mensagem quem buscava fazer o povo se arrepender de seus pecados e voltar a servir ao Senhor com integridade. Muitas das mensagens que estes profetas receberam eram canônicas, faziam parte de escritos que iriam compor a Bíblia sagrada.  Este tipo de ministério profético vigorou até João Batista, o que é confirmado em Mateus 11:13.
Já o ministério profético do novo testamento é totalmente diferente, pois ele é formado, gerado, feito por Jesus, após a Sua ressurreição. 

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo." (Efésios 4:11,12)  
Lendo o texto acima podemos perceber que Ele deu uns para certos ministérios. Ele quem? Jesus!
Jesus vai separar pessoas para ministérios, Ele só faz isso após ressuscitar, pois já ressuscitado que Ele envia os discípulos a irem continuar a evangelização dos povos, tornando-os apóstolos, já que apóstolo significa enviado. Depois disso que vão surgindo mediante a vontade de Deus os profetas, evangelistas, mestres e os profetas. No caso, os profetas do novo testamento. 
Esse tipo de profeta era alguém que pregava o evangelho, mas de forma diferente do evangelista, pois o evangelista tinha uma mensagem voltada a atrair as pessoas mediante a palavra em cima da obra de salvação de Jesus na cruz. Exemplo disso foi Filipe pregando ao eunuco em Atos 8: 27 ao 38. O profeta ele tem uma mensagem de dizer as conseqüências boas e ruins ao seguir sendo fiel Jesus ou não seguir sendo fiel a Jesus, e EVENTUALMENTE é usado por Deus em profecia, sim, o dom de profecia. 
Um exemplo de profeta do novo testamento eram as filhas do evangelista Filipe, as quais eram profetizas, sendo Ágabo um exemplo ainda mais claro do profeta neo-testamentário. 
Vejamos o que a Bíblia diz:
"E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.
E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam.
E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo;
E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.
E, ouvindo nós isto, rogamos-lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subisse a Jerusalém.
Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.
E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor." (Atos 21:8 ao 14)
 Ágabo vai com agora profetizar sobre Paulo ser presso em uma das suas viagens missionárias, isso como parte da perseguição aos cristãos. O que faz parte da vida cristã, somos perseguidos seja pela mídia, grupos religiosos, governos, culturas e etc.
Ágabo pregava sobre a fidelidade a Deus e suas conseqüências, como salvação, proteção divina, e até mesmo sobre tribulações. Claro que entendo que esse homem também falava sobre quem não era fiel a Deus, podendo eles estarem fora das bençãos de Deus e até serem condenados ao inferno. 
Já a pessoa que tem o dom de profecia, ela não é profeta, apenas tem o dom, e é usada quando Deus quer usá-la, nem por isso pode ser chamada de profeta assim como a pessoa que tem dom de cura não é chamada de curandeiro. 
Raramente vamos vê Deus em Sua Palavra separar as coisas por seção, mas em questão de ministérios, dons espirituais e fruto do Espírito, Ele fez assim. Mas quero focar nos ministérios e dons, já que é nosso assunto aqui.
Em efésios 4:11 está a seção de ministérios, já em 1ª Coríntios 12: 4 ao 12, logo são coisas distintas. O profeta do novo testamento é um pregador da palavra, essas palavras não tem valor canônico, já que os livros do novo testamento nenhum foi escrito por um profeta, mas sim pelos apóstolos e outros discípulos de Jesus, mas não por ninguém que tinha ministério profético. Os profetas atuais seguem este padrão, pois são de acordo com o ministério do novo testamento, onde muitas das vezes exorta o povo, lembrando que exortar é incentivar; dar estímulos; aconselhar; fazer com que alguém pense ou se comporte de determinada maneira, no caso de acordo com os preceitos bíblicos. E essa pessoa além de exortar, também era usado algumas vezes em dom de profecia.
Já quem tem o dom de profecia é usado por Deus para exortar, edificar e consolar as pessoas por meio de profecia (1ª Coríntios 14:3), não estando necessariamente sendo eles pregadores da Palavra, apenas a profecia tem que está de acordo com a doutrina bíblica. 

Escrito pelo pastor Luis Roldan.

1 de julho de 2016

DE QUEM SE DIVORCIAR PARA TER RELACIONAMENTO COM JESUS?

Lendo a carta aos hebreus, mais precisamente o capítulo 2, dos versículos 10 ao 18, onde mais uma vez fala de Jesus como nosso eterno sumo sacerdote, aquele que foi tentando como homem e por isso nos entende e é misericordioso, também reparei algo importante no versículo de número 15. Mas vamos ler tudo. 
"Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.
Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,
Dizendo:Anunciarei o teu nome a meus irmãos,Cantar-te-ei louvores no meio da congregação.
E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.
E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;
E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.
Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.
Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.
Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados." (Hebreus 2:10 ao 18)

O versículo de número 15 começa com a palavra "livrasse", que segundo Chales C. Ryrie, comentarista da bíblia anotada e expandida da editora mundo cristão, essa palavra fora do Novo testamento é usada para divórcio.
O texto bíblico acima fala de Jesus como sumo sacerdote, e no versículo 15 fala de Jesus nos livrando, nos separando, se uma servidão, uma escravidão, um algo que estávamos sujeitos para sempre. 
Quando olho a carta de Colossenses, capítulo 2 e versículo 14 que diz:
"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz." (Colossenses 2:14)
Jesus pagou nossa dívida de pecado para com o Pai, riscando assim a cédula de dívida. A palavra riscar, também tem o sentido de anular, pois o sujeito que devia a outro, fazia uma cédula, uma carta reconhecendo a dívida. Assim como a humanidade fez sua dívida com o Pai através do pecado de Adão e nós individualmente fizemos nossa dívida com o Pai através dos nossos pecados pessoais.
Essa dívida era como um contrato, algo que não tínhamos condições de pagar, e Cristo veio pagar por nós. Esse contrato tinha efeito semelhante a um casamento, pois estávamos ligados a ele para toda a vida, assim como o casamento deve ser. 
Então fui pesquisar se o sacerdote tinha uma participação na carta de divórcio. A Bíblia diz que quem redigia a carta era o marido (Deuteronômio 24:1). Com a ajuda de um amigo, o presbítero Humberto Vasconcelos, o qual possui o dicionário bíblico de Wicliffe, em qual Wicliffe diz que fazer a carta não era algo simples e que precisava da ajuda de alguém que fosse pelo menos levita. O que me dar a entender que o ideal era um sacerdote. Como se o sacerdote fizesse a carta e o marido assinasse. 
O que vejo mediante a essa informação juntamente com os textos bíblicos relatados a cima, Cristo sendo o sacerdote fazendo a carta de nosso divórcio do pecado e nós assinando, agora estando livres para ser a noiva de Cristo, pois Ele riscou o escrito da dívida, para mediante a nossa fé Nele, possamos ser livres do pecado, para então passarmos a servi-lo, passando a ser parte da igreja, a qual é chamada de noiva de Cristo. Para que um dia, nas bodas do Cordeiro, nossa aliança com Deus seja tão forte e eterna que seremos a Sua esposa. "Um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas aproximou-se e me disse: "Venha, eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro". (Apocalipse 21:9)
Irmãos, só poderemos nos tornar esposa de Jesus, se formos uma noiva fiel, para isso o primeiro passo é crer em Jesus como nosso Senhor e Salvador, e assim ficaremos divorciados do pecado, porém só isso não basta, temos que não somente nos divorciar do pecado, mas também não ter encontro com ele, não termos um caso com ele, nosso relacionamento deve ser com Jesus, sem uma vida na prática do pecado. 
Jesus já fez na cruz a carta que anulava nosso casamento com o pecado, agora basta você assinar e virar uma noiva fiel de Jesus. 
Lembre- se, o noivo zela, cuida da noiva, ama, respeita, direciona, investe nela, e voltará para busca-la para leva-la a morar com Ele nos céus. 

Escrito pelo pastor Luis Roldan.